sábado, julho 09, 2005

Sexta-feira com muita turbulência

"Quanto mais chique a loja, mais nojenta a vendedora."
Friziléia, uma esposa a beira de uma ataque de nervos.

A sexta-feira iniciou com promessa de um grande dia. Eu, Pri, Soraia e meu Pai estavamos pensando em assistir uma peça, não deu muito certo. No final das contas fomos assistir Friziléia, uma esposa a beira de um ataque de nervos. Para mim foi tudo novo, segunda vez que fui ao teatro. Eu esperava uma peça com diversos atores, este é o problema de não ler a ficha técnica e ver quando é ou não um monólogo. Tirando esta expectativa, foi tudo muito legal. Estou convicto que para ser um ator tem que nascer com dom de se transformar e de vivenciar uma outra vida dentro de algumas horas. Está foi a impressão que tive.

Na saída do cinema, todos corriam para seus carros. No meio do caos vi uma mulher com uma criança no colo pedindo esmola. Era bem tarde e fazia um frio lascado. Um belo momento para a vida me dar um tapa na cara. Saindo de um evento onde o público alvo é classe média alta e classe alta. A realidade de um Brasil vem a tona. Isto não é novidade para mim, mas o momento foi tão impar que me fez refletir.

Indo pegar o carro, vi muitos policiais. Pensei: "Na saída do teatro, tem policiamento! Por que será? Pessoas importantes, talvez?". Chegando no estacionamento tinha uma viatura bem na porta. Neste momemento fique bem espantado! Eu Wanderley Guimarães Pequeno-Burguês socialista! Com escolta? ahuah Que nada. Estavam fazendo uma ocorrência de um roubo que tinha acontecido dentro do estacionamento. Advinha de quem foi o carro que roubaram? Exatamente! Foi o carro da Soraia! Ae sim, senti a realidade. Acho que todos sabem como é um choque-terminco, exatamente assim que me senti.

O Brasil sem dúvida tem a aparência deste menino na foto. Com medo, sozinho, pobre e sem perspectiva de vida. Voltando ao assunto do roubo! Graças a Deus encontramos o carro, levaram o som mas deixaram todo resto. Roubaram em um estacionamento. A Soraia acionou a seguradora que mandou comando para bloquear o carro, um sistema parecido como Car System. Deram o endereço e encontramos o carro em outro estacionamento. Este é o novo estilo. Deixa o carro em um estacionamento e se não cantar leva para picotar!

Hoje (sábado) quando estava conversando com meu pai, ele fez um desabafo: "Estava atendendo um cliente, e comecei a pensar no duro que damos. Para vim alguém e levar nossas coisas..." Isto sem dúvida é o que passa nas cabeças de milhões de pais e mães! Para todo os lados que olhamos só vemos roubos. Seja na esquina, estacionamento, na rua ou no CONGRESSO.

Continuo convicto e firme sobre meus princípios. Acredito que a mudança tem que ser muito forte, tem que ser muito profunda. E que um Brasil melhor é uma tarefe árdua. Mas o que faremos? Vamos ficar paradados na frente da televisão assistindo novela ou reality show? Talvez seria mais digno arregaçar as mangas e meter a mão na massa. Começar uma revolução. Não precisa ser mudando tudo de uma vez, nada de extremista! Nada de Enéias! Apenas cada um iniciar a sua revolução. Isso me lembra uma frase do Baboo: "Che morreu! Faça sua própria revolução!".

Está de bom tamanho este post. Até mais!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?